Jovens recebem Certificado de Dispensa de Incorporação e prestam compromisso a Bandeira Nacional.

Publicado em 02/09/2019 às 15:44 - Atualizado em 03/09/2019 às 11:19

Mais de 250 jovens participaram de Cerimônia de Juramento a Bandeira e de Entrega de CDI realizado na manhã de quarta-feira, 21 de agosto.

O evento foi centralizado e aconteceu na cidade de Campos Novos, no Ginásio Humberto Calgaro, unindo os municípios de BRUNÓPOLIS, CAMPOS NOVOS, IBIAM e MONTE CARLO.

No evento estiveram presentes os Prefeitos dos respectivos municípios, os Secretários responsáveis pelo funcionamento das Juntas de Serviço Militar no município, Autoridades locais e a população em geral.

Esta cerimonia é um ato cívico previsto na legislação, que tem por objetivo a firmação do compromisso com a pátria, pelos jovens que não incorporam no Exercito Brasileiro, recebendo assim o Certificado de Dispensa de Incorporação referente ao Serviço Militar Obrigatório.

Este documento é indispensável para que se posa realizar vários atos da vida civil, principalmente profissionais, já que sua apresentação, será sempre solicitada afim de comprovar que o cidadão encontra-se em dia com o Serviço Militar, contribuindo assim para o exercício da cidadania e o engrandecimento da pátria.

Quem presidiu o Juramento, foi o Delegado do PRM (Posto de Recrutamento e Mobilização) 05/004 de Blumenau, 1º Tenente Ademar do Nascimento Alexandre, expondo durante a cerimonia a importância do Serviço Militar e a necessidade do masculino estar sempre em dia com suas obrigações militares, consciente de seus deveres com a nação brasileira e advertindo que o mesmo somente ficará desobrigado no ano seguinte ao que se completou 45 anos de idade, e que, durante este período permanecerá a disposição, para defender a pátria se preciso for.

Durante o ato, no discurso nosso Prefeito, Ademil Antônio da Rosa, relatou aos jovens a grande responsabilidade que eles iram exercer como cidadãos a partir dos 18 anos de idade, principalmente no sentido de que a defesa e o futuro da pátria dependerá deles, não somente como defensores, mas também como agentes de um país melhor, além disso, ressaltou a grande importância do Exercito e das Forças Armadas para manter a ordem e o progresso da nossa nação.

Após os jovens proferirem o juramento perante a Bandeira Nacional, foram entregues alguns documentos pelas autoridades locais e também pelos familiares, representando os demais jovens, posteriormente todos receberam seu documento militar, o CDI.

Juramento

“Dispensados da prestação do serviço militar inicial;

por força de disposições legais;

e consciente dos deveres;

que a constituição impõe;

a todos os brasileiros;

para com a defesa nacional;

prometo estar sempre pronto;

a cumprir com minhas obrigações militares;

inclusive a de atender;

a convocações de emergência;

e na esfera de minhas atribuições;

a dedicar-me inteiramente;

aos interesses da pátria;

cuja honra;

integridade;

e instituições;

defenderei;

com o sacrifício da própria vida!”